segunda-feira, 3 de junho de 2013

A importância dos lipídios clinicamente .

 

A importância dos lipídios clinicamente . 

 
 


Os lipídios são substâncias orgânicas insolúveis em água, porém solúveis em solventes apolares. Estão presentes em todos os tecidos e apresentam grande importância em vários aspectos da vida. Atuam como hormônios ou precursores hormonais, combustível metabólico, componentes estruturais e funcionais das biomembranas, isolante que permite a condução nervosa e previne a perda de calor. Os lipídios principais no plasma humano são o colesterol, ésteres de colesterol, triglicerídios, fosfolipídios e os ácidos graxos não esterificados (NEFA).



Na tabela 10.1 são classificados os lipídios clinicamente importantes.
Tabela 10.1
Derivados esteróis - Ésteres do glicerol

Colesterol e seus ésteres -  Triglicerídios
Hormônios esteroides - Fosfoglicerídios
Ácidos biliares -  Derivados da esfingosina

Vitamina D -  Esfingomielina
Ácidos graxos -  Glicoesfingolipídios

Cadeia curta (2 a 4 C) -  Terpenos

Cadeia média (6 a 10 C)  - Vitamina A
Cadeia longa (12 a 26 C) -  Vitamina E
Prostaglandinas  - Vitamina K


As lipoproteínas são partículas que transportam lipídios apolares (insolúveis em água) em seu
núcleo. Estes complexos são constituídos por quantidades variáveis de colesterol e seus ésteres,
triglicerídios, fosfolipídios e apoproteínas, sendo solúveis no plasma devido à natureza hidrófila da
parte protéica. Com base na densidade, as lipoproteínas plasmáticas são separadas em: quilomicrons,
lipoproteínas de densidade muito baixa (VLDL), lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e lipoproteínas de alta densidade (HDL). Nas ú ltimas décadas acumularam-se evidências relacionando os lipídios e lipoproteínas plasmáticas com a aterosclerose.

 No estudo das desordens lipoprotéicas são empregados os seguintes testes de rotina:
§ Colesterol total.
§ Triglicerídios.
§ Colesterol-HDL.
§ Colesterol-LDL (por cálculo).
§ Relação: colesterol total/colesterol-HDL.
§ Relação: colesterol-LDL/colesterol HDL.
§ Aparência do soro após refrigeração de 18 H a 4 oC.
§ Lipoproteína (a) [Lp(a)].

§ Apoproteína B (Apo B).

 
 

Fonte :


GLEW, R. H., NINOYAMA, Y. Clinical studies in medical biochemistry. 2 ed. Oxford : Oxford University Press, 1997.

LAKER, M. F. Clinical biochemistry for medical students. London : Saunders, 1997. p. 22-42.

 
Postado por : Orlânia Mesquita
 
 

Um comentário:

  1. tentamos engravidar por alguns anos em uma clínica local. não houve resultados. tentamos de tudo, mas nada. nos foi recomendado o uso de óvulos doados. Eu sei que temos que tentar remédios feitos à base de plantas. eu estava apavorado. eu não sabia como fazer isso e por onde começar minha busca. quando meu amigo me recomendou o dr itua fitoterapia na África Ocidental. Eu pensei que ela estava brincando. eu não sabia nada sobre aquele país e eu estava com medo de vergonha devo dizer que pensei que era um pouco... selvagem? de qualquer forma, ela me convenceu a pelo menos dar uma olhada. Eu fiz a pesquisa e pensei que talvez isso realmente seja uma boa ideia. dr itua tem preços razoáveis. também tem altas taxas de tratamentos bem sucedidos. além de usar ervas naturais. bem, devo dizer que estava convencido. meu marido tentou e agora podemos dizer que foi a melhor decisão em nossas vidas. estávamos tentando por tanto tempo ter um filho e de repente tudo parecia tão simples. os médicos e a equipe estavam tão confiantes e esperançosos que projetaram esses sentimentos em mim também. sou muito feliz por ser mãe e eternamente grata a dr itua e lori minha querida amiga. não tenha medo e apenas faça! tente medicina herbal dr itua hoje e vê diferente em cada situação. dr itua informações de contato... web www.drituaherbalcenter.com/drituaherbalcenter@gmail.com dr itua tem cura para as seguintes doenças. ,fibroid,infertility.herpes virus hiv/aids, als, parkinson,hepatite,diabetes..

    ResponderExcluir